sexta-feira, 26 de março de 2010

Voto do Preso - Carta do Pe. Valdir à Pastoral Carcerária no Brasil

Notícia

Caros Irmãos e Irmãs da Pastoral Carcerária,


Estamos vivendo o tempo quaresmal, conforme Bento XVI: "Jesus transformou a Paixão, o Seu sofrimento e a Sua morte em oração, em ato de amor a Deus e aos homens. Por isso, os braços estendidos de Cristo crucificado são também um gesto de abraço, através do qual nos atrai a Si e com o qual nos quer estreitar nos Seus braços com amor. Deste modo, é imagem do Deus Vivo, é o próprio Deus, e podemos colocar-nos nas Suas mãos".
Neste tempo somos desafiados a mais um grande ato de amor aos crucificados do nosso mundo. As pessoas privadas de liberdade.
O gesto concreto que nos chega é o trabalho em relação ao Voto do Preso Provisório. Somos desafiados a trabalharmos como mesários, a mobilizar os apenados a providenciarem os seus documentos e a votarem. A importância do voto como instrumento de cidadania, de poder de reivindicação: Quem não vota não tem voz. Quem não vota não tem direito de reivindicar.
Sei que em 11 estados na nação já ocorreram votação em várias unidades prisionais, porém, sempre parcial, não em todas as unidades do estado onde havia presos provisórios. Neste ano, o Tribunal Eleitoral esta definindo que onde estiver mais de 20 pessoas presas, não condenadas, deverá ter urnas para que o direito do voto seja respeitado. Infelizmente, os locais ainda serão definidos pelas secretarias responsáveis pelos detidos. Caso julguem que não há segurança para por uma urna, ali não haverá eleição.
Estou lhes enviando em anexo, a Resolução sobre o Voto do Preso e as decisões do Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo, que pode servir, como instrumento de trabalho nos estados de vocês.
Espero que todos possam se empenhar nesta grande tarefa.
Uma vez que o preso vote, os políticos irão até as cadeias e presídios. Deste contato, esperamos que possa surgir um compromisso: mudanças necessárias e urgentes no cumprimento da Lei em relação às pessoas detidas.

Que a Paz do Ressuscitado possa invadir os nossos corações.



Pe. Valdir João Silveira

Coordenador da Pastoral Carcerária Nacional



Para acessar outros documentos sobre o Voto do Preso Provisório, http://www.carceraria.org.br/default2.asp?pg=sys/layouts/content&ct_cod=4763
26/03/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente