quarta-feira, 24 de março de 2010

Detentas de varginha aprendem a fazer ovos de Páscoa para presentear os filhos

As 40 detentas do Presídio de Varginha, na Região Sul de Minas Gerais, já entraram no ritmo da Páscoa. Desde o dia primeiro deste mês elas frequentam duas aulas semanais de produção de ovos de chocolate. No domingo de Páscoa, os ovos serão entregues aos filhos das próprias recuperandas, durante o horário de visitas. A atividade é uma iniciativa da Pastoral Carcerária e do Conselho da Comunidade, com apoio da direção do presídio.
As internas foram divididas em três grupos e a oficina acontece em uma das salas de aula da unidade. Antes de começar a produção, elas cumprem um pequeno ritual: lavam as mãos, colocam toca no cabelo e fazem uma oração, agradecendo a oportunidade de aprender e a ajuda recebida. Isso porque todo o material utilizado no curso vem de doações. A expectativa da coordenadora do projeto Ensinando e Aprendendo, Ângela Toledo, é de que as detentas recebam cerca de 60 kg de chocolate, para que atinjam a marca de 300 ovos até a Páscoa. Para a recuperanda Lucimar Concórdia, de 26 anos, que terminou o curso na semana passada, a função assumida agora é a de auxiliar da coordenadora, durante as aulas. Ela conta que sempre gostou de chocolate, mas não sabia fazer ovos antes de ser presa. “Aqui no presídio a gente quer aprender de tudo”, afirma. Ela é mãe de um menino de três anos e lamenta que ele more longe, o que a impedirá de lhe dar um dos ovos feitos no local. No entanto Lucimar destaca que está empolgada com a oportunidade de presenteá-lo no futuro. “Quando eu estiver na rua, faço outros para ele”.


Surpresa
A detenta Brunele da Silva, de 21 anos, aprendeu a fazer doces com sua mãe antes de ser presa, mas surpreendeu-se com a possibilidade de continuar essa atividade no presídio. “Nunca pensei que eu pudesse fazer isso aqui dentro”, conta. Ela vai dar um ovo para a filha, de um ano e sete meses, e vai ser a primeira vez que a menina vai aproveitar o presente. “No ano passado ela ganhou, mas era muito nova e nem conseguiu comer”, conta.
O curso de produção de ovos de Páscoa é o primeiro do projeto Ensinando e Aprendendo. A coordenadora disse que já fez uma enquete entre as internas para conhecer a preferência delas para o próximo módulo. O levantamento revelou a opção pela confecção de chinelos bordados.
Agencia Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente