sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Agentes Penitenciários recebem formação de Justiça Restaurativa


Nos dias 20 e 21 de janeiro, os agentes penitenciários da Unidade Prisional de Varginha, receberam sua primeira formação em Justiça Restaurativa, sendo a primeira turma do estado de Minas Gerais.  Participaram 24 agentes penitenciários e o curso foi ministrado pela     Pastoral Carcerária de Varginha.
A formação possibilitou abordagem de temas como violência e suas diversas formas, além das diferenças entre justiça Restaurativa e Retributiva. Os participantes, ainda, desenvolveram diversas simulações de círculos restaurativos.
Inseridos em um ambiente altamente estressante, tendo em vista a carga horária de trabalho e todas as situações de conflito vivenciadas no dia-a-dia destes profissionais, a justiça Restaurativa, surge como alternativa para melhoria pessoal e profissional dos Agentes Penitenciários.
Através da aplicação dos círculos restaurativos, a resolução pacifica de varias questões conflitantes podem ser resolvidas de maneira produtiva e eficaz, sem o desgaste físico e principalmente emocional dos entes envolvidos.
O Projeto terá uma na segunda fase com o aprofundamento da formação e posteriormente a adaptação do ambiente de trabalho ao sistema restaurativo. A justiça Restaurativa é recomendada pela ONU e pelo Conselho Nacional de Justiça.
Parabéns aos Agentes Penitenciários de Varginha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente