quarta-feira, 16 de maio de 2012

FORMAÇÃO SOBRE A PASTORAL CARCERÁRIA OCORRE NA COMUNIDADE TEOLÓGICA SENHORA DO CARMO




No dia 23 de abril de 2012, a convite do assessor de pastoral dos Seminários da Diocese da Campanha, Pe. José Roberto de Souza, foi realizada uma formação pastoral sobre a Pastoral Carcerária para os seminaristas de teologia da Comunidade Teológica Senhora do Carmo, em Pouso Alegre, MG.

Às quartas terças-feiras do mês são realizados encontros de formação na área de pastoral nessa comunidade. O objetivo é acompanhar o desenvolvimento da dimensão pastoral dos seminaristas. A pastoral é um dos grandes pilares da formação dos futuros padres. Tendo em vista essa importância, a coordenadora diocesana da Pastoral Carcerária, Jacqueline, juntamente com a agente Dalva estiveram no seminário naquela tarde formativa.

No encontro a Pastoral Carcerária foi apresentada aos seminaristas sob um aspecto muito vivencial. Por meio dessa abordagem, com a exposição das duas agentes, eles puderam conhecer um pouco da realidade prisional brasileira, especificamente a dos presídios e cadeias atendidas na Diocese da Campanha. A leitura da realidade dos prisioneiros à luz de fatos da vida de Jesus ajudou-os a perceber o contraste entre a “vida em plenitude”, proposta no evangelho, e a existência em cativeiro. Assim, foi possível entender a importância da Pastoral Carcerária como resposta da Igreja à situação prisional.

Um seminarista que participou da formação e realizou uma visita a cadeia nos deixou essas afirmações: “Minha experiência com a Pastoral Carcerária foi muito gratificante e enriquecedora, pois percebi no encontro com os presos a pessoa de Cristo prisioneiro. Algo naqueles irmãos não estava encarcerado: nos olhos, contemplava a esperança, a alegria, a saudade e a vida, que brotava da fé nutrida na alegria de serem amados e queridos por Deus na pessoa de Jesus Cristo. Portanto, uma contradição, pois no cárcere era onde o amor estava mais livre” (seminarista Saymont, 1º ano de teologia). 

josimar