quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Pastoral Carcerária do RS e SUSEPE promovem curso de Justiça Restaurativa para agentes penitenciários e detentos

Notícia -





A Pastoral Carcerária do Rio Grande do Sul (PCr-RS) celebra acordo inédito com a SUSEPE-RS (Superintendência do Serviço Penitenciário), para ministrar cursos de Justiça Restaurativa e Mediação de Conflitos para os agentes penitenciários (2011) e para os privados de liberdade (2012).
Para a realização da parceria a PCr-RS disponibilizou equipe de formação em Justiça Restaurativa e Mediação de Conflitos, juntamente com todo o material didático para quatro cursos no estado, e a SUSEPE se responsabilizou por toda a infraestrutura para os cursos e pela inscrição do seu pessoal, a convite e voluntariado, que assumirão presença como ato de serviço, visto que o curso ocorrerá durante o expediente durante cinco dias.

O primeiro momento do curso busca sensibilizar os agentes penitenciários para que sejam facilitadores de práticas de Justiça Restaurativa e Mediação de Conflitos. Em seguida, o curso será estendido a presos e presas do estado.
O primeira turma de agentes iniciou o curso segunda-feira, 27/06, e tem o término previsto para amanhã, 01/07. O curso acontece na na Escola Penitenciária da SUSEPE. Os outros três eventos estão previstos para Caxias do Sul, Passo Fundo e Santa Maria.
Manoel Feio, Coordenador da Pastoral Carcerária na Macrorregião Sul e do estado afirma que “a Pastoral reconhece publicamente a valorosa intermediação do Vice-governador Beto Grill neste processo, que acolheu a nossa proposta e vem nos incentivando nesta parceria”.
O acordo entre Pastoral e SUSEPE

O termo do acordo entre a PCr e SUSEPE foi assinado no dia 15 de junho durante a visita de Beto Grill à Pastoral Carcerária, contando com a presença de Dom Dadeus Grings, Arcebispo de Porto Alegre.
Também estiveram presentes Raquel Arruda Gomes, Chefe de Gabinete da Secretaria de Segurança Pública, representando o Secretário de Segurança Pública; Gelson dos Santos Treiesleben, Superintendente da SUSEPE; Mário Luiz Pelz, Diretor do Departamento de Segurança e Execução Penal da SUSEPE; Marcelo Sgarbossa, Corregedor Geral do Sistema Penitenciário; Ivarlete Guimarães de França, Diretora de Tratamento Penal da SUSEPE; Carlos Roberto Hebeche, Diretor de Engenharia Penal; Christiane Russomano Freire, Diretora da Escola Penitenciária da SUSEPE.
Pela Pastoral Carcerária participaram Manoel Feio da Silva, Coordenador da Pastoral na Macrorregião Sul e no estado do RS;Pe. Paulo Ricardo Schmidt, da Diocese de Osório; Ir. Imelda Maria Jacoby, Vice-coordenadora Estadual da PCr; Iracy Lourdes Ficagna dos Santos, Coordenadora Arquidiocesana da PCr e outros agentes de pastoral; os parceiros Leonel Púglia Garcia, Presidente do Grêmio Geraldo Santana; Gilson Pinheiro Machado, empresário do ramo de Segurança e Sérgio Ivan Borges, da AFRUCTO (Associação Fraternal de Recuperação Universal); Moacir Cleber, diretor do Instituto Penal de Viamão (IPV), que compareceu acompanhado de dois detentos (albergados) recém vindos do regime fechado.





Fonte:www.carceraria.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente